Informamos que nosso período de recesso e férias coletivas, será do dia 23 de Dezembro de 2021 a 16 de Janeiro de 2022. Retornaremos com nossas atividades em 17 de Janeiro de 2022.
Em caso de emergência entrar em contato com a Luciana Marques – Gerente da ABGE no telefone (11) 98687-6560 ou gerencia@abge.org.br
A Secretaria
Editores: Derek Martin e Peter Stacey
Páginas: 396
Publicação: 2025
ISBN: 978-65-88460-45-0
Mídia Impressa
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
As rochas brandas encontradas em minas a céu aberto abrangem uma ampla variedade de materiais, cujas propriedades situam-se entre as de solos e rochas. Dessa forma, esses materiais podem representar um desafio significativo para o projetista de taludes. Para esses tipos de materiais, a resistência da massa pode ser o principal fator de controle no dimensionamento dos taludes da mina, embora as estruturas também desempenhem um papel relevante. Devido à natureza tipicamente branda desses materiais, a presença de água subterrânea e superficial pode exercer uma influência determinante na estabilidade dos taludes.
O livro “Guia para Projetos de Taludes de Minas a Céu Aberto em Rochas Brandas” é um complemento ao livro “Guia para Projetos de Taludes de Minas a Céu Aberto”, publicado em 2009 na sua versão original em inglês e, em 2022, nas versões em português e espanhol, que abordou principalmente as rochas resistentes. Ambos os livros foram desenvolvidos no âmbito do projeto Large Open Pit (LOP), patrocinado por grandes empresas mineradoras. Essas publicações sintetizam as práticas atuais para o projeto, a implementação e a avaliação de taludes em minas a céu aberto, com o objetivo de atender aos requisitos de segurança e viabilizar a recuperação das reservas de minério previstas.
Este livro segue o ciclo geral do processo de projetos de taludes em minas a céu aberto e é composto por 12 capítulos. Esses capítulos foram elaborados por especialistas da área e incluem um grande número de estudos de caso. Os capítulos iniciais abordam a coleta de dados de campo, os aspectos críticos para a determinação da resistência das rochas brandas, o papel da água subterrânea na estabilidade dos taludes e considerações específicas para o projeto de taludes em rochas brandas, que podem diferir das aplicadas às rochas mais resistentes.
Os capítulos subsequentes analisam os principais tipos de rochas brandas encontradas em minas a céu aberto, incluindo sedimentos coluviais cimentados, rochas sedimentares argilosas de baixa resistência, carvões brandos e giz, calcários brandos, saprolitos, minérios de ferro friáveis e outras rochas lixiviadas, bem como rochas alteradas hidrotermalmente. O capítulo final trata da implementação do projeto, abrangendo o planejamento de lavra, o monitoramento, o controle de águas superficiais e o fechamento de taludes em rochas brandas.
Assim como os outros livros desta série, o “Guia para Projetos de Taludes de Minas a Céu Aberto em Rochas Brandas” oferece orientação a profissionais envolvidos no projeto e na execução de taludes em minas a céu aberto, com destaque para engenheiros geotécnicos, engenheiros de minas, geólogos e demais profissionais que atuam em operações minerárias.
© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: TBrWeb
