Informamos que nosso período de recesso e férias coletivas, será do dia 23 de Dezembro de 2021 a 16 de Janeiro de 2022. Retornaremos com nossas atividades em 17 de Janeiro de 2022.
Em caso de emergência entrar em contato com a Luciana Marques – Gerente da ABGE no telefone (11) 98687-6560 ou gerencia@abge.org.br
A Secretaria
O Amazônida um Geólogo na Hileia
A presente edição não é um romance, não é uma novela, nem um diário e, tampouco, um relatório. Talvez fosse mais adequada sua divulgação sob a forma convertida em um "script". É antes uma crônica baseada em alguns episódios reais e muitos de ficção, fantasiados e "imaginados", estes inspirados nos primeiros, reunindo experiências do autor e de saudosos amigos geólogos durante a fase inicial de ocupação da Amazônia, no limiar da década de 1970. O texto foi escrito há mais de 40 anos, época em que a memória e o entusiasmo ainda não haviam se esvaecido. Aquela altura, a Amazônia ainda era muito preservada e se desenvolviam os trabalhos pioneiros da mineração organizada na vasta hiléia, ao mesmo tempo em que se iniciavam as obras da Transamazônica e de grandes hidrelétricas.
O roteiro pretende resgatar memórias das pessoas admiráveis e surpreendentes daqueles tempos, cujas façanhas é imperioso que sejam registradas para que esses singelos e heróicos pioneiros não sejam relegados ao esquecimento.
O encantamento de jovens profissionais, imbuídos de viés naturalístico, pela indevassável floresta, sua incomparável flora, fauna, rede hidrográfica e população nativa, é relatado de modo bucólico e poético, sem perder de vista a questão sobre a origem de tão vasta região de floresta equatorial úmida, com sua incalculável riqueza de espécies de plantas, insetos, peixes, répteis, aves e mamíferos, em especial os arborícolas.
O foco principal está assim na origem da hileia, na mudança das paisagens durante os últimos 12 mil anos, desde o fim da última era glacial, na formação de novas espécies, sobretudo de insetos, tudo inserido no contexto da intensificada ocupação da Amazônia a partir de meados do século 20.
Toda essa colossal riqueza inspirou os protagonistas a indagar a literatura sobre o surgimento da floresta, paleoclimas, teorias sobre refúgios florestais e especiação, além de outros empolgantes assuntos, numa perspectiva científica polimata, embasada em grandes nomes da época como Ab'Sáber, Bates, Berbert, Biocca, Dubois, Fearnside, Goulding, Hafter, Kaufimann, Petrere, Radam Brasil, Sick, Sioli, Vanzolini, Villas Boas e inúmeros outros, incluindo também publicações mais recentes. Os personagens se surpreenderam como as observações no campo condiziam e se integravam com os dados da literatura.
Faça o download gratuito do livro
Autor: Andrea Bartorelli
Páginas: 157
© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: TBrWeb